O que é uma tendinite?

Uma tendinite é um processo inflamatório de um tendão. Um tendão é a estrutura pela qual o músculo se insere no osso, levando assim ao movimento das articulações. Quando o musculo e o tendão são muito solicitados, por exemplo em tarefas repetitivas, origina-se um processo inflamatório do tendão e da sua baínha originando dores, que na fase inicial são associadas á execução da tarefa.   Com a manutenção da actividade o quadro acentua-se e a dor passa a estar presente mesmo em repouso podendo inclusivamente perturbar o sono.     No ombro portanto a grande maioria das tendinites são de origem mecânica, devido a tarefas repetitivas ou mantidas durante longos periodos. Como exemplos temos os trabalhos em linhas demontagem, o uso diário e prolongado do computador e a prática incorrecta ou intensiva de uma actividade desportiva.

O que é uma calcificação?

Os tendões do ombro podem ter calcificações. Trata-se portanto do depósito de sais de cálcio no interior dos tendões, devido á existência de uma inflamação (tendinite) mantida.

O que é uma infiltração?

Uma infiltração é o acto médico em que através de uma injecção, se introduz um medicameno em determinada região. No ombro as infiltrações podem ser muito úteis quando utilizadas adequadamente : nos processos inflamatórios agudizados em que o doente tem dores muito intensas no ombro que lhe impedem qualquer movimento e não deixam dormir, na sequência do tratamento das inflamações dos tendões ( tendinites) que não cedem com a fisioterapia e nos casos de capsulite adesiva.