top of page

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR À DOR NO PÉ?

O controlo da posição do pé é da responsabilidade não só do sistema articular e muscular, mas também dos recetores sensoriais e motores que se encontram na planta do pé. O desequilíbrio destes sistemas, devido às inúmeras exigências que enfrentamos no nosso dia-a-dia (longos períodos na posição de pé, calçado inadequado) podem diminuir o controlo postural do pé.

As alterações no apoio plantar resultam em desequilíbrios na distribuição da carga no pé, o que aumenta o risco de lesões, nomeadamente metatarsalgias, hallux valgus (mais conhecidos por “joanetes”), dor no Tendão de Aquiles, fascites plantares e entorses.

Nestas condições, a força muscular e estabilidade do pé estão alteradas e podem modificar o alinhamento de outras articulações, aumentando o risco de lesões no joelho, anca e coluna lombar.

Além da abordagem da Fisioterapia, facilmente entenderíamos a importância da Podologia na resolução de problemas como Dor no Pé com a colocação de palmilhas corretivas. No entanto, a abordagem pode ser de encaminhamento, depois da observação pelo Podologista, para outras áreas como a Reeducação Postural Global. 


.................

 


T........................

Komentarze


bottom of page