Dor Vertebral

ruecken-f-186426711.jpg

Dor Cervical

A dor cervical é a dor que sentimos na região superior da coluna vertebral, por vezes localizada aos ombros/pescoço,  podendo irradiar para a cabeça (cefaleia). Trata-se de uma dor frequentemente associada a ma postura, e por essa razão, muitas vezes observada em pessoas jovens em fase activa. A dor cervical pode ter como causas a patologia vertebral  e/ou dos discos intervertebrais, ou simplesmente ser um problema muscular.

Quando esta dor irradia para os membros superiores, denomina-se cervicobraquialgia, na maior parte das vezes associada a uma compressão do nervo espinhal. Nestes casos pode co-existir uma sensação de formigueiro ou perda de sensibilidade, assim como, nos casos mais graves , perda de força nos membros superiores.

Dor Torácica

A dor dorsal ou dorsalgia, localiza-se na região media das costas podendo irradiar a coluna lombar ou cervical. Pode ter também como causa, uma fractura ou colapso do corpo vertebral, surgindo após uma queda ou em pessoas com redução da densidade mineral óssea (osteoporose). 

Dor Lombar

É a patologia que mais frequentemente tratamos na nossa clínica, e é uma das causas mais frequentes de absentismo no trabalho. A dor lombar tem muitas causas, sendo que a mais frequente são as hérnias discais, o desgaste articular/facetário ou o estreitamento do canal vertebral lombar.  Quando esta dor se estende às extremidades inferiores, falamos de lombociatalgia, também conhecida vulgarmente por dor ciática.

Dor Sacro-Ilíaca

Falamos de dor sacroilíaca a dor localizada nas nádegas. Esta dor é geralmente causada pelo envolvimento das articulações sacroilíacas (união entre o sacro e ambos os ossos ilíacos). Os doentes que sofrem desta patologia geralmente também referem desconforto na região da virilha, ou nas extremidades inferiores. É uma dor que interfere em longas posições mantidas, como a posição de sentado.