Electroterapia

Estimulação Eléctrica 

Trata-se de uma estimulação através da pele, que consiste na aplicação de uma corrente eléctrica fornecida por um dispositivo ou aparelho eléctrico externo, portátil e pequeno, que através de eléctrodos cutâneos emite impulsos de alta frequência e baixa intensidade, ou vice-versa, dependendo do tipo de dor, para a superfície dolorosa seleccionada ou para os nervos. Estes pequenos impulsos eléctricos "enganam" a transmissão da dor.

Este tipo de estimulação é praticamente livre de efeitos adversos.

A estimulação TENS (Transcutaneous electrical nerve stimulation)  é percebida pelo paciente como uma sensação mais agradável do que a dor que ele sofre.

A denominada “Estimulação Eléctrica Neuromuscular” (EENM) refere-se à utilização de equipamentos que geram corrente eléctrica para estimulação motora, ou seja, geram contracção muscular.

Ultra-Som/Ultrassonografia

O Ultra-Som é um tratamento que usa ondas sonoras, produzindo um efeito anti-inflamatório e de destruição de pequenas aderências.

Quando o ultra-som penetra no corpo, o efeito das vibrações mobiliza as partículas internas e estimula a reabsorção do líquido inflamatório.
A Ultrassonografia permite, também, a transmissão de energia aos tecidos produzindo calor. Outro efeito é o aumento da permeabilidade da membrana celular que permite a entrada de nutrientes e a eliminação de resíduos celulares.